Redes sociais

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Foque na solução, não no problema




Por Maico Sullivan - @sullivanmaico

Existem dois tipos de pessoas no mundo. Aquelas que, quando veem um fio de cabelo na comida, chamam o garçom discretamente e aquelas que fazem um escândalo para que todos no restaurante fiquem sabendo da situação. Particularmente detesto a segunda. Não suporto pessoas que, ao invés de tentar resolver o problema, ficam procurando um culpado. Em ambos os casos temos, ao final, uma possível solução para o problema. Entretanto, a segunda opção gera estragos terríveis; entre eles posso dizer: desmotivação da equipe, estresse, eliminação da criatividade e da inovação.

Infelizmente, a grande maioria parece fazer parte do segundo grupo. Conheço muitos gestores que, diante de um problema, ficam questionando quem cometeu o erro; para depois pensar em uma possível solução. Certa vez, trabalhei em uma empresa onde o gerente anotava os problemas e seus possíveis causadores para, no fim do dia mostrar ao proprietário. Vivíamos em um nível de estresse fora do comum. Geralmente os problemas eram tratados com soluções temporárias. O objetivo era achar o culpado, humilha-lo e em seguida dizer a todos que, da forma como as coisas iam, era melhor fechar as portas.

Hoje, muitas empresas pregam a filosofia de criar e inovar; mas desprezam aqueles que erram. Ora, se errar é um pecado mortal, quem poderá ser tolo de tentar inovar sabendo que pode errar? Não se pode punir uma pessoa que tentou inovar e errou. Na maioria das vezes, um erro provêm de uma tentativa. A melhor maneira de incentivar a inovação e criatividade em uma empresa é recompensar aqueles que tentam e erram, não aqueles que mantém os mesmos resultados com as mesmas formas de fazer.

Destarte, quando achar um cabelo na comida (um problema) não grite para todos, não humilhe as pessoas. Tente solucionar o problema, depois descubra o que o causou. Se foi por uma tentativa de inovar ou criar novas maneiras de se fazer, elogie e ajude.Quem nunca errou, tão pouco tentou.

0 comentários:

Postar um comentário